Tapioca simples já é bom demais mas as coloridas ganham mais sabor e ficam mais nutritivas – além de lindas. Mas, como chegar a essas cores sem recorrer a corantes artificiais? Fácil. Aposte nos vegetais que tem na sua geladeira!
Para fazer a tapioca colorida a dica é usar polvilho doce e, ao invés de hidratá-lo com água, utilizar um suco colorido. Esse suco nada mais é do que o vegetal batido com água no liquidificador e coado – super simples.

Tapioca rosa (com beterraba)
Para fazer a tapioca rosa utilize 80gr de beterraba descascada. Corte em pedaços e leve ao liquidificador com cerca de 200ml de água. Bata bem. Depois de batido, passe o líquido por uma peneira.
CONFIRA UMA SELEÇÃO DE MEDIDORES QUE SEPARAMOS PARA VOCÊ
Em um bowl coloque 250gr de polvilho doce e vá misturando aos poucos o líquido batido e peneirado. Misture bem com as mãos até que o suco da beterraba esteja bem incorporado ao polvilho – para testar o ponto é só colocar um pouco da massa na mão e apertar: a princípio ela deve ficar unida mas ao soltá-la deve se desfazer com facilidade. Essa mistura depois deve ser peneirada em um frigideira para fazer a tapioca. Também dá para armazenar em geladeira em um pote hermético por até 7 dias.
Para a tapioca na cor verde, faça o mesmo processo trocando a beterraba por espinafre ou couve. A cor laranja pode ser obtida utilizando cenoura e amarela utilizando cúrcuma (neste caso, pode utilizar a goma de tapioca já pronta com uma colher de cúrcuma).
DICAS
Na hora de preparar, use fogo médio para alto e espalhe a massa pela frigideira usando uma colher, espalhando até formar um círculo. Abafe a tapioca com a tampa, para um cozimento mais uniforme.
Para saber o ponto, o truque é mexer a frigideira – se a tapioca se movimenta significa que está no ponto. É possível virá-la nesse momento, mas não é necessário assá-la dos dois lados, dependendo do gosto. No ponto certo, a tapioca deve estar úmida, sem desmanchar ou quebrar.
Recheie a tapioca ainda no fogo, colocando o recheio apenas de um lado da goma. Se o recheio for doce, deixe a massa um pouco mais grossa, para que as caldas não vazem. Já na salgada pode fazer mais fininha para deixá-la mais crocante.
Veja também:
3 RECEITAS COM BANANA PARA O CAFÉ DA MANHÃ