Pular para o conteúdo

Passo a passo para higienizar vegetais

Os produtos frescos, como frutas e vegetais, podem ser contaminados de várias maneiras até chegar à sua mesa. A ingestão de alimentos que, direta ou indiretamente, entram em contato com substâncias perigosas representam um risco para a saúde. Os ambientes poluídos, com falta de saneamento básico, as frutas e hortaliças que não são higienizadas corretamente, os alimentos armazenados em condições inadequadas, são alguns exemplos de algo que aumenta a possibilidade de contaminação, mas seguir algumas dicas simples pode ajudar a proteger você e sua família de doenças transmitidas por alimentos.

NA HORA DA COMPRA

Escolha produtos que não estejam machucados ou danificados e certifique-se de que os itens já fatiados, como melancia ou outras frutas, sejam refrigerados ou estejam em bancada com gelo.

Dê preferência a alimentos frescos, da época. Verifique sempre as condições da embalagem
e do produto, referente a ingredientes, conteúdo, indicação de origens, lote e validade e modo de preparo. Não compre produtos que estiverem com as embalagens violadas (rasgadas), estufadas,
rasgadas, furadas, amassadas, enferrujadas ou que apresentem sujidades que possam
comprometer a qualidade do produto. Não compre alimentos que apresentem sinais de descongelamento ou recongelamento, tais como: amolecimento ou deformação dos produtos, embalagens molhadas, com camada de gelo, ou sinais de vazamento.

higienizar vegetas

PARA HIGIENIZAR

Lave as mãos por 20 segundos com água morna e sabão antes e depois de preparar produtos frescos.

Enxágue os produtos antes de descascá-los, para que a sujeira e as bactérias não sejam transferidas da faca para a fruta ou legume.

Use uma escova para vegetais para esfregar produtos firmes como maçãs, melões e pepinos. As frutas que são consumidas com casca devem ser deixadas em imersão com solução de água clorada por 15 minutos (1 colher de sopa de hiplocorito de sódio para 1 litro de água) e enxaguar em água corrente novamente. Seque os produtos com papel toalha para reduzir ainda mais as bactérias que possam estar presentes.

higienizar vegetais

Para higienizar adequadamente as verduras e legumes, lave-os em água corrente, passando as mãos, esfregando para remover a sujidade ou algo preso. Depois disso, colocar em solução clorada – usar 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água – deixar de molho por 15 minutos e posteriormente, enxaguar em água corrente e deixar escorrer. Este procedimento visa eliminar possíveis microrganismos e/ou larvas de insetos presentes. Para secar folhas, a dica é usar uma centrífuga, que retira toda a umidade das folhas, conservando-as por muito mais tempo na geladeira.

linha clear fresh

PARA ARMAZENAR

Na hora de armazenar seus vegetais, aposte na linha Clear Fresh da <OU>. Seu design foi pensado para promover frescor prolongado aos alimentos, mantendo uma rotina sem desperdícios. Com diferentes capacidades e formatos, possibilita a organização e armazenamento de diversos alimentos que serão armazenados na sua geladeira. A tampa com ventilação ajustável mantém o nível de umidade ideal para cada tipo de alimento, mantendo-os frescos por mais tempo e a bandeja de drenagem evita que os alimentos fiquem molhados após a lavagem, ajudando a prevenir a deterioração precoce.

CONFIRA AQUI A LINHA CLEAR FRESH <OU> NA UP

DICA UP

Cuidado com a contaminação cruzada. Evite o contato de alimentos crus com alimentos cozidos. Além disso, lave os utensílios (talheres, pratos, bowls, tábuas) usados no preparo de alimentos crus antes de utilizá-los em alimentos cozidos. O ideal é ter ao menos duas tábuas de corte, uma para carnes cruas e outra para os demais alimentos e lavá-las sempre.

Fonte: Manual de Boas Práticas CEAGESP