Leve, gostoso e fácil de preparar, assim é o drink chamado Mimosa – uma mistura perfeita de champagne com suco de laranja, ideal para ser servido em um brunch ou café da manhã (sim, pode drink no café da manhã!). A origem ainda não é certa, mas o coquetel teria nascido nos EUA na década de 20 e, por sua simplicidade e facilidade no preparo, virou o queridinho de quem não abre mão de um drink saboroso que não exige muita técnica nem ingredientes difíceis.
O preparo é simples e há uma série de variações da bebida nos mais diversos países, bares e restaurantes, mas algumas dicas são importantes.
Champagne ou espumante?
A receita original pede champagne e, se você tiver um a mão, não hesite em usá-lo. No entanto, um bom espumante ou até um prosecco também não deixam nada a desejar – prefira um brut e fuja das versões mais doces. Seja qual for sua escolha, a bebida deve estar gelada na hora de preparar o coquetel.
O suco de laranja
Se você puder, use suco de laranja espremido na hora. Sabemos que parece um pouco exagerado, mas quando você considera que metade da bebida é feita de suco, você quer o melhor, certo? O suco recém-espremido é um pouco mais leve, um pouco azedo e mais delicado do que qualquer coisa que você pode encontrar pronto.
Prepare o suco e coe bem em uma peneira fina.
(veja nossa seleção de espremedores)
Preparando
Uma receita clássica de mimosa pede partes iguais de espumante e suco de laranja, mas se não for tão cedo e você quiser algo um pouco mais divertido, use a proporção de um terço de suco de laranja para cada quantidade do espumante. Há também a opção de adicionar um toque de licor de laranja, como Grand Marnier ou triple sec – uma variação que pode ser interessante se você procura um coquetel com mais personalidade.
Use uma taça flute e comece adicionando primeiro o espumante para, em seguida, cobrir com suco de laranja. Desta forma, o coquetel se mistura sozinho e não faz bagunça no topo do copo. Você não precisa mexer, pois isso faria com que o espumante perdesse suas bolhinhas – e não é isso que queremos!
Dica:
Mantenha o espumante e o suco de laranja refrigerados. A pior coisa que você pode fazer para este drink é servi-lo quente. Mantenha o espumante e o suco de laranja (ou laranjas, se você está planejando espremê-las na hora) na geladeira até que você esteja pronto para servir.
Empolgado? Então que tal conferir aqui nossas dicas para preparar um Brunch.
Não é possível comentar.