Seja ela doce ou salgada, o segredo para uma boa torta começa pela massa básica. Geralmente leve e quebradiça, a pâte brisée tem origem francesa e também é conhecida como massa podre. A base de farinha de trigo e gordura, ela é fácil de preparar e muito versátil – pode ser utilizada também para preparar versões mini de tortinhas, empadinha, empadão e até quiches.
Ingredientes
250g de farinha de trigo comum (sem fermento)
125g de manteiga sem sal gelada em cubos
1 gema
água gelada para dar o ponto
1 pitada de sal
(gema para pincelar pra torta fechada)
Em um bowl grande coloque a farinha , o sal e a manteiga. Use a ponta dos dedos para ir dissolvendo a manteiga, mas não por completo. A textura deve ser de uma farofinha, mas ainda com pedacinhos aparentes de manteiga, isso mantém a crocância da torta.
Bata a gema com um pouquinho de água, apenas para misturar. Forme um buraco na massa do bowl, coloque a gema e vá misturando com os dedos. Delicadamente misture tudo até formar uma massa homogênea. Se for preciso, junte água aos pouquinhos. Lembre-se de que a manteiga vai derretendo com o calor das mãos, então não será necessário acrescentar água demais.

Forme uma bola com a massa, embrulhe em plástico filme e leve para a geladeira por pelo menos 30 minutos. Após esse tempo, divida a massa, separando uma parte para a cobertura e use um rolo para abrir. Use a massa para forrar o fundo e as laterais de uma forma para torta ou de fundo removível.
Você pode assar a massa já com o recheio ou, no caso de recheios que não precisem de forno, basta pré assar a massa (neste caso, use toda a massa, sem reservar uma parte para a cobertura). Use um garfo para fazer furinhos e cubra a massa com papel manteiga. Preencha o fundo da forma com feijões crus, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos.

Se o recheio for ao forno, pule a etapa de pré assar. Junte o recheio na massa já na forma, cubra com a massa restante e utilize um pincel para pincelar com uma gema batida. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas, juntando a massa da cobertura com a da lateral da forma. No centro da torta, faça um pequeno corte em cruz usando uma faquinha para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair.

Dica:
Você pode congelar a massa básica por até 3 meses, embrulhada em plástico filme. Para usar, descongele em temperatura ambiente e siga o processo normalmente.

Você também vai gostar:
– Torta de Santiago