Nem todas as facas são iguais. Usar a faca certa para o trabalho certo não melhora apenas a qualidade dos seus cortes, mas é também uma medida de segurança na hora de cozinhar. Se você sabe qual tipo utilizar para diferentes tarefas, você evitará lesões e economizará tempo e esforço na cozinha.

Do Chef
A faca do chef é uma das ferramentas mais utilizadas e versáteis na cozinha. A ponta ligeiramente curvada permite que a faca deslize na tábua enquanto corta o alimento. Elas têm normalmente entre 20 e 25 centímetros e são usadas durante toda a preparação dos alimentos, em diversas etapas – um utensílio indispensável em qualquer cozinha!
De Legumes
De menor polegada, descasca vegetais e frutas e é perfeita para cortes que exijam mais precisão.
De Carne
Com lâmina rígida e ponta curvada, é ideal para cortar carnes cruas, assadas ou cozidas.
Para desossar
Longa, fina e forte, é usada para remover a carne do osso. A sua finura permite deslocar-se com as curvas e dobras do osso e separar a carne de forma eficaz, deixando o mínimo para trás. Ao usar uma faca para desossar, não tente cortar ossos.
De Pão
O fio serrilhado proporciona o corte da camada mais dura de maneira uniforme, sem amassar.
De Queijo
São especialmente projetadas para cortar queijos densos e duros e são encontradas em uma variedade de modelos que combinam com tipos específicos de queijos.

Santoku significa “três virtudes”, uma alusão à versatilidade desta faca de origem asiática que serve para cortar, fatiar e picar. As facas Santoku têm lâminas longas e levemente afiladas com um ponto de queda para permitir um trabalho de corte mais preciso e intrincado. Elas geralmente têm ondulações ao longo da lâmina para evitar que os alimentos grudem no metal.
Manutenção
A manutenção regular é importante para mantê-la afiada e segura. Uma faca afiada é mais segura de usar do que uma que ficou cega, pois requer menos pressão para cortar, o que significa que é menos provável que ela escorregue e seja mais fácil de controlar. Também é menos cansativa e faz cortes mais limpos e precisos.
Existem três maneiras de afiar – usando uma chaira, uma pedra de amolar ou um afiador manual ou elétrico.

Dicas para conservar
Use um pano ou esponja macios e um pouco de detergente para limpar a faca na torneira quente. Nunca use lã de aço ou superfícies abrasivas. Segure o cabo e limpe-a pela parte de trás – nunca coloque o fio cortante em direção à sua mão. Enxágue, seque e guarde com segurança. Nunca deixe uma faca em uma pia cheia de água e outros utensílios, pois você pode se cortar ao pegar outros objetos.

Corte na superfície certa
Sempre use uma tábua de corte de madeira, bambu ou plástico. Elas ajudam a proteger o fio cortante da lâmina, o que significa que ela manterá seu fio cortante por mais tempo.

Veja também:
– Dicas para o uso correto da faca de cozinha
Não é possível comentar.