Que tal adicionar uma nova camada de sabor aos seus drinks e coquetéis?
Você já se acostumou a ver hortelã no Mojito, mas sabia que ela não é a única erva que você pode adicionar às bebidas? Coquetéis com ervas estão por toda parte e uma série de especiarias também são perfeitas para drinks. Manjericão, lavanda, alecrim, canela em pau… trazer ervas e especiarias para o seu bar abre um novo reino de possibilidades de sabor.
Introduzir esses sabores em suas bebidas não é difícil. Algumas receitas de bebidas requerem uma infusão em vodka, tequila, uísque ou outras bebidas destiladas, mas muitas vezes, ervas frescas podem simplesmente ser misturadas na bebida, sem mistério. Vamos conferir?

Manjericão
O manjericão é um ingrediente de coquetel fascinante por causa de seu sabor semi doce, condimentado e semelhante ao de anis. A combinação de morangos e manjericão é uma que todos deveriam experimentar. Funciona incrivelmente bem em nossa caipirinha. Experimente a dupla também com vodka de baunilha ou cidra.
Cardamomo
O cardamomo não é estranho às bebidas, embora seja raro em coquetéis. Esta especiaria é doce e picante, adicionando um sabor de limão às bebidas. Os frutos inteiros são infundidos em bebidas quentes ou esmagados para bebidas frias. O cardamomo moído (ou em pó) também pode ser usado.

Canela
Abasteça seu bar com paus de canela e traga um tempero quente para seus coquetéis com o bônus de um palito de mexer natural e charmoso. O aroma e sabor quente, doce e amadeirado da canela é essencial para as bebidas de outono e inverno e é um ingrediente chave na mistura tradicional de especiarias. Experimente uísque de canela, tequila de maçã e canela ou vodka de maçã e pêra com canela.

Coentro
O coentro pode ser usado em folha fresca (considerada uma erva) e em semente (classificada como uma especiaria). O coentro tem um sabor muito distinto e pungente, que lembra o gengibre cítrico com um toque de sálvia – tem gente que ama e gente que odeia. Experimente misturá-lo a bebidas que incluam especiarias, maçã, pimenta, coco, pêra e tomate.

Gengibre
O gengibre é adicionado a inúmeros coquetéis em muitas formas diferentes, incluindo ginger ale, cerveja e licor. A raiz fresca adiciona aquele toque quente de gengibre e especiarias para fazer bebidas incríveis. Quer se trate de uma simples limonada de gengibre, um martini de romã e gengibre ou um coquetel de rum com infusão de chá, é um ótimo ingrediente para ter por perto – vai bem em diversas bebidas, embora rum e vodka sejam os melhores para gengibre fresco.

Hortelã
A hortelã é, de longe, a erva mais usada e popular em coquetéis. Grande parte de sua fama é atribuída ao mojito e mint julep, embora seu sabor fresco e refrescante seja uma adição maravilhosa a inúmeras receitas. Acompanha bem lima, limão e outras frutas, bem como manjericão, chocolate e gengibre. Rum e uísque são os companheiros de bebida mais comuns.

Alecrim
O alecrim tem um sabor quente e amadeirado com um floral apimentado único e convidativo e pode ser misturado ou incorporado a um xarope ou ainda infundido em licor. Adicionar um raminho como guarnição irá infundir um sabor aos seus drinks, ou você pode ainda pode queimá-lo para defumar seu copo. O coquetel de rosas defumadas é um belo exemplo de duas dessas opções. O alecrim pode ser usado em receitas de rum, tequila, vodka e uísque. É uma das poucas ervas que também resiste ao scotch.

Outras boas opções para o seu bar são lavanda, menta, pimenta rosa e favas de baunilha, essa última pode ser adiciona à uma boa cachaça para adicionar um sabor incrível. Basta juntar uma ou duas favas levemente cortadas a uma garrafa de cachaça de boa qualidade que pode ser mantida no freezer. O resultado é uma bebida licorosa e cheia de sabor, ideal como aperitivo em dias quentes.
Precisando dar um UP no seu bar?
Além de investir no sabor das ervas e especiarias, não esqueça que os utensílios certos também fazem toda diferença na hora de preparar drinks e coquetéis. Vale a pena equipar seu bar com socador, dosador, pinça de gelo, colher bailarina, coqueteleira, um bom abridor de garrafas, formas de gelo e, claro, copos e taças.
