Pular para o conteúdo

Antiaderente – o que você precisa saber

O revestimento antiaderente está nas panelas, frigideiras, assadeiras e eletrodomésticos e nós vamos te contar um pouco mais sobre ele.

Para começar, com este tipo de revestimento é necessário menos óleo durante o cozimento, por isso é uma boa escolha para quem se preocupa com a saúde. Com grande variedade de tamanhos e estilos de assadeiras, frigideiras e panelas com revestimento antiaderente, fica fácil encontrar aquela que mais de adequa ao seu estilo de cozinha. Acessíveis, leves de manusear e, claro, contam com a vantagem de não grudar os alimentos, o que torna estes itens super fáceis de lavar.

De um modo geral, existem diferenças entre os tipos de revestimentos antiaderentes disponíveis no mercado.

TEFLON

Teflon é na verdade o nome comercial dado ao politetrafluoretileno (sigla PTFE), uma substância inerte, que não reage com outras substâncias químicas. Na época de sua descoberta, estudos revelaram aspectos do PTFE como: resistente a altas temperaturas (500°C), insolubilidade em solventes, resistência ao ataque por ácido corrosivo ou quente e aspecto escorregadio. Mas a grande ideia de colocar a substância em panelas foi de Louis Hartmann, em 1950.

REVESTIMENTO CERÂMICO

As panelas com antiaderente cerâmico não possuem PFOA e PTFE em sua composição. Panelas com este revestimento não grudam os alimentos, são fáceis de lavar e distribuem o calor uniformemente.

ALUMÍNIO ANODIZADO

Neste processo, o alumínio é endurecido através de processos eletromagnéticos e a anodização da parte exterior cria um revestimento antiaderente que resiste muito bem a altas temperaturas e riscos. Diferente dos outros processos, que acrescentam uma camada extra à panela, a panela de alumínio anodizado duro não tem camadas, é uma peça só. Assim, ela não descasca ou quebra, como acontece com outros revestimentos.

Seja qual for sua escolha, com um pouco de cuidado, você aproveitará suas panelas e assadeiras com revestimento antiaderente por mais tempo. Confira nossas dicas.

ANTES DE USAR

Lave à mão sua panela ou assadeira antiaderente com água quente e sabão antes de usá-la pela primeira vez, para remover quaisquer resíduos, óleos e sujeira da fabricação e envio. Enxágue bem e seque completamente. Não há necessidade de ‘curar’ antiaderente. Está pronto para uso após a primeira lavagem.

Sempre lave seus itens com a parte não abrasiva da esponja!

panela antiaderente

UTENSÍLIOS ADEQUADOS

Use apenas utensílios seguros em superfícies antiaderentes. Prefira colheres de pau ou bambu ou utensílios de silicone resistentes ao calor, assim, você vai salvar o revestimento. Acredite, o uso de utensílios seguros prolongará tremendamente a vida útil de seus itens antiaderentes.

FOGO BAIXO

Sempre use apenas fogo baixo a moderado com panelas ou frigideiras antiaderentes – o fogo alto potencializa a corrosão do revestimento da panela. Respeite sempre as orientações do fabricante para o uso eficaz — inclusive, em relação ao limite de temperatura seguro.

protetor revestimento antiaderente

ARMAZENAGEM

Lembre-se sempre que o cuidado com a superfície antiaderente é o que garante sua vida útil e seu uso seguro. Sendo assim, você deve evitar empilhar suas panelas, frigideiras e assadeiras antiaderentes, buscando uma opção de armazenamento que minimize o contato e atrito com o revestimento antiaderente.

Se o empilhamento for inevitável, invista em protetores para panelas, que vão proteger o antiaderente.

Confira a seleção especial que fizemos para você!

Linha Jomafe Antiaderente

Panelas, Frigideiras e Assadeiras antiaderente da marca francesa Le Creuset

Linha antiaderente Tramontina