Janelas de vidro e espelhos sujam facilmente e a limpeza deles nem sempre resulta em superfícies brilhantes como esperamos. Fiapos e manchas são o grande problema na limpeza dos vidros e espelhos e nós sabemos que é difícil livrar-se deles, por isso reunimos algumas dicas que podem ajudar.
1. O que usar?
O primeiro passo é escolher bem o material que vai ser utilizado na hora da limpeza, isso porque o pano ou esponja escolhido deve ser macio, já que do contrário pode até arranhar a superfície a ser limpa. Uma boa dica é utilizar panos e luvas em microfibra, que limpam sem danificar a superfície, além de evitar bactérias e reter odores.
Confira nossa seleção de panos e luvas em microfibra.
Outra dica importante: separe os panos de limpeza de vidros e use sempre os mesmos para esta função – assim você não corre o risco de usar um tecido que contenha algum resquício de outro material de limpeza e que possa deixar a superfície manchada.
2. Reúna o material
Separe o material: limpadores de vidro ou vinagre branco, água, frasco de spray ou uma bacia, pano de microfibra ou pano macio sem fiapos, jornal e escovinha pequena para pequenos cantos.
No caso de você estar limpando uma janela de madeira, não deixe de colocar toalhas ou panos nos peitoris – isto evita que a água ou o produto utilizado respingue e manche a madeira.
3. Vamos começar
Com um pano seco ou espanador, comece retirando o pó excessivo da superfície.
Crie uma solução de limpeza misturando uma parte de vinagre branco e quatro partes de água ou utilize o limpador de vidros de sua preferência, mas prefira sempre usar produto que não contenha amônia.
Pulverize a solução no pano de limpeza. Caso o tamanho do vidro seja muito grande, o melhor é borrifar a solução no próprio vidro.
Esfregue a superfície de vidro em um movimento circular para remover todos os pontos de sujeira. Em seguida, limpe com movimentos verticais e horizontais para ter um vidro limpo e brilhante (confira nas dicas extras).
Limpe os cantos e bordas com uma escova pequena.
Termine com um lustre rápido usando jornal, papel toalha ou um tecido de microfibra seco.
4. Espelhos
Não é necessário nenhum tipo de produto de limpeza específico para limpar espelhos, basta molhar uma esponja macia com água, colocar quatro gotas de detergente e esfregar com bastante cuidado. Depois, remover o sabão com um pano molhado e enxugar com um pano seco. Para finalizar, o indicado é passar um papel toalha com um pouco de álcool, sempre em movimentos circulares, para que o espelho fique limpo, nítido e com brilho.
Dicas extras
– Ao limpar uma superfície de vidro com dois lados escolha um dos lados para movimentos horizontais e outro para movimentos verticais – por exemplo, se você limpou o tampo da mesa na parte de cima com movimentos horizontais, use movimentos verticais na parte de baixo. Isso faz toda diferença na hora de identificar pontos manchados e corrigir.
– Se a área que vai ser limpa é grande, o ideal é dividir em espaços menores, repetindo em cada um deles os processos de limpeza.
– Na hora de usar água, prefira filtrada, isso porque os minerais presentes na mesma atrapalham na eficácia da fórmula, além de deixar marcas no vidro.
– Nunca utilize produtos abrasivos como lixas, palhas de aço ou esponjas muito duras.

Não é possível comentar.