Nossos antepassados domesticaram pássaros há mais de 5.000 anos e, desde então, o ovo é um dos alimentos mais consumidos pelos humanos no mundo todo. Quase uma unanimidade, os ovos entram de diversas maneiras em nossa alimentação e transitam deliciosamente do café da manhã ao jantar. Versáteis, podem ser o protagonista da refeição ou virar um incrível acompanhamento, além de ser um grande coringa na hora de criar uma cardápio.
Brancos ou Vermelhos?
Qual a diferença entre os ovos vermelhos e brancos e qual tipo você deve comprar? Talvez você já tenha feito essa pergunta e resposta é uma só: a única coisa que não é idêntica aos ovos brancos e vermelhos é a sua cor.
Os ovos brancos são colocados por galinhas com penas brancas e ovos vermelhos são colocados por galinhas castanhas ou vermelhas. É isso. Não há diferença perceptível no gosto ou na qualidade. Se há alguma diferença de fato entre ovos ela fica entre os comuns e os orgânicos – estes sim, mais saudáveis e naturais.
Mil maneiras
Por serem increvelmente versáteis, ovos podem ser preparados de tantas maneiras quanto nossa imaginação permitir. Eles dão liga em diversos preparos, são responsáveis por dar forma a diversas sobremesas e ganham fãs no mundo todo ao serem consumidos em suas formas mais comuns. Vamos a elas.
Frito, um clássico
Pode parecer que não há mistério em fritar um simples ovo. De fato, não há, mas alguns truques ajudam no resultado final:
- Colocar água e usar a tampa
Adicione 1 fio de azeite ou óleo ou 1 colher de manteiga, quebre o ovo, tempere com sal e deixe cozinhar em fogo alto até começar a tomar forma. Então, junte 1 colher (sopa) de água na frigideira e tampe! É como cozinhar no vapor, o que torna o cozimento mais uniforme. - Frigideira quente, mas não demais
O ideal é que seja antiaderente para seu ovo ficar efetivamente perfeito. E o segredo é deixá-la quente antes de jogar o ovo, numa temperatura que a manteiga borbulha, mas não escurece. - Não ficar mexendo
Isso pode fazer com que o cozimento seja desigual e sua gema acabe furando.
Dica: Usar manteiga clarificada (ghee) é uma boa opção.
Além da manteiga ser uma gordura ótima para cozinhar – pelo sabor e pelo aspecto que deixa na comida -, a versão clarificada (ou chamada de ghee) não tem a parte da lactose. Isso é vantajoso porque na hora de fritar o ovo, ela tem um ponto de queima mais alto e não vai deixá-lo com aquele aspecto torradinho.
Cozido do seu jeitinho
Tempo é tudo para obter um ovo cozido perfeito e o preparo ideal é possível observando uma sequência bastante simples.
Ovos que estavam na geladeira devem ser retirados com antecedência antes de serem levados ao cozimento. O ponto ideal é que ele esteja a 25ºC na hora que entrar em contato com a água, que deverá estar fervendo (100ºC). O tempo vai variar conforme o resultado final que você quer (dica: use um timer!):
- Gema mole: 6 minutos
- Gema cremosa: 9 minutos
- Gema dura: 12 minutos
Passado o tempo que você quer, retire os ovos e coloque-os em uma tigela com água gelada. Isso freia o cozimento e evita que ele passe do ponto desejado. Bata delicadamente com as costas de uma colher para quebrar a casca e descasque com cuidado.
VOCÊ SABIA?
Para ovos cozidos e fáceis de descascar, tente adicionar uma colher de chá de suco de limão à água. O suco de limão não adicionará sabor mas facilitará a retirada da casca.

Mexidos e perfeitos
Um ovo mexido não é apenas um ovo mexido em uma panela! Eles devem ser macios e perfeitos e por isso pedem o uso da técnica adequada.
Para começar, bata rapidamente os ovos e algumas colheres de sopa de leite (1 colher de sopa para cada ovo grande) com um batedor por cerca de dois minutos, ou até que a mistura esteja uniforme e formando um tipo de espuma. O truque para ovos perfeitamente fofinhos está justamente nas bolhas de ar que são geradas nesta mistura!
Despeje sua mistura espumosa em uma frigideira, adicione sal e pimenta a gosto e cozinhe em fogo médio, mexendo ocasionalmente (mas não constantemente) das bordas para o centro, devagar, até que toda a mistura de ovos se solidifique – e lembre-se de desligar o fogo assim que isso acontecer para evitar que eles cozinhem demais e percam a cremosidade.
Sua receita de omelete
Quase todo mundo tem uma receita favorita de omelete – da versão mais simples apenas com ovos e temperos às mais incrementadas com queijos, tomates e ervas. Vale lembrar que o ovo é o protagonista aqui e por isso deve ser a base da receita e não apenas uma liga para outros ingredientes. Menos é mais, principalmente neste caso.
Bata seus ovos com um batedor e adicione uma colher de sopa de leite para cada ovo para obter uma omelete mais macia. Tempere a seu gosto, aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de óleo ou uma colher de manteiga e despeje a mistura cuidadosamente.
O primeiro e mais importante passo para fazer uma omelete é a paciência – os ovos devem cozinhar em fogo alto nos primeiros segundos passando para médio-baixo logo em seguida. E você não deve tocar na mistura até que ela tenha se solidificado no fundo e esteja quase cozida, ou você acabará fazendo ovos mexidos, e não omelete!
Aqui vem a parte complicada: a virada! Passe uma espátula gentilmente nas bordas para soltar, certificando-se de que sua omelete não ficará presa na panela na hora de virá-la. Você pode tentar o método ousado, virando apenas com o movimento da frigideira (uau!) ou ir com mais calma, colocando um prato por cima da frigideira e virando-a. A omelete vai parar no prato e depois basta deslizá-la suavemente de volta para a frigideira, já do lado certinho. Parece complexo? Então nada de virar! Quando a mistura de ovos estiver durinha, use uma espátula para dobrar a omelete ao meio e sirva dobrada.

Pochê, pura técnica
Talvez não seja a preparação mais comum mas com certeza é a mais charmosa e a que exige mais técnica. Nada como um ovo pochê perfeitamente cozido que ao ser partido deixa escorrer a gema cremosa e brilhante. Para que isso aconteça, algumas dicas:
Antes de mais nada retire a parte mais líquida do ovo antes de começar a cozinhá-lo. O segredo para fazer isso é quebrar o ovo em uma peneira bem fininha e esperar pacientemente que o excesso líquido da clara passe pelos furinhos. Quando para de escorrer é porque está pronto para ser cozido.
Em uma frigideira funda coloque mais ou menos 5cm de água para ferver e junte uma colher de sopa de vinagre branco. Espere aquecer mas não deixe que a água ferva e entre em ebulição – a temperatura certa está entre 75°C e 85ºC. Deslize o ovo delicadamente sobre a água. Conte os minutos a partir do instante em que colocá-lo na água – são 6 minutos para uma gema perfeita e macia. Após este tempo. retire o ovo cuidadosamente com uma espátula e coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de água. Depois, é só servir, temperando com sal e pimenta do reino moída na hora.
Agora que você sabe mais sobre esses preparos, confira nossa seleção de itens indispensáveis para preparar ovos incríveis.