Pular para o conteúdo

5 dicas para escolher o tapete ideal

Selecionar o tapete perfeito para sua casa pode ser um desafio, mas algumas dicas podem facilitar bastante essa escolha.

Um tapete é o elemento que traz aquela sensação de unidade ao ambiente. Pode ser utilizado em diversos ambientes e em espaços de convivência, o tapete também ajudar a delimitar zonas. Ele também traz calor e uma sensação de aconchego e é perfeito para trazer essa sensação a pisos frios. Mas, como escolher o tapete mais adequado?

Siga estas dicas para encontrar o melhor tapete para o seu espaço específico.

1. Meça seu espaço

Antes de comprar o tapete, meça o espaço que deseja cobrir , incluindo os móveis que farão parte do ambiente. Marcar a área com fita adesiva pode te ajudar a visualizar melhor o espaço e se certificar do tamanho correto. Não escolha um tapete pequeno demais para o espaço. Um tapete maior pode ser um elemento que une seu espaço, mas um tapete pequeno demais pode deixar o ambiente sem harmonia. Deixe a orientação do ambiente ser o seu guia na hora de decidir onde o tapete será colocado – em uma sala longa, por exemplo, é melhor colocar um tapete no sentido do comprimento.

2. Defina seu estilo

Aqui nossa dica é: abrace as cores e tendências! Afinal, substituir um tapete é uma ótima oportunidade para refrescar o seu espaço e dar-lhe uma sensação completamente nova, por isso não tenha medo de experimentar algumas cores novas. De um modo geral, é a base em que seu tapete será colocado e os móveis que compõem o ambiente que mostrarão as cores que funcionam bem juntas. As madeiras de tons mais quentes funcionam muito melhor com tapetes de tons mais quentes, enquanto as madeiras modernas e claras ficam ótimas com tapetes em tons de cinza, marinho e branco.

Se suas paredes e móveis são principalmente de cores sólidas, vale investir em um tapete estampado para atrair a atenção. Se tiver papel de parede ou móveis estampados, uma cor sólida no tapete pode funcionar melhor.

Escolher uma cor de tapete é uma preferência pessoal, claro, no entanto tente evitar tapetes puramente pretos ou brancos para áreas de tráfego intenso, principalmente se você tiver crianças ou animais de estimação. Tapetes de pelo baixo, são ideais para áreas de alto tráfego, pois são fáceis de aspirar e limpar. Já tapetes felpudos são perfeitos para trazer aconchego e possuem aquela suavidade ao toque, mas provavelmente ficarão sujos e perderão volume em uma área com muito tráfego.

Lembre-se de incluir a manutenção como parte de seus critérios de seleção para que você possa passar mais tempo aproveitando seu tapete e menos tempo limpando-o.

3. Escolha o material

Tapetes de fibra natural (como os feitos de seda, algodão e lã) são mais caros do que os tapetes de fibra sintética, mas isso não é a toa! Eles são mais duráveis ​​e provavelmente durarão mais do que os modelos com fibras artificiais. Em contrapartida, os tapetes de fibra sintética são mais fáceis de limpar e requerem menos manutenção. Além disso, considere sempre a praticidade do material em qualquer local. Por exemplo, um tapete para a cozinha deve ser resistente a manchas devido à sua proximidade com alimentos e bebidas, e um tapete externo deve ser resistente ao clima.

4. Defina a forma

Existem tapetes quadrados, retangulares e redondos. O estilo da decoração serve para determinar a melhor opção para o espaço, levando sempre em conta também o tamanho ideal para a peça. As peças redondas, por exemplo, podem ser usadas como pontos focais e criam um ambiente mais dinâmico. Já os tradicionais tapetes retangulares trazem unidade ao ambiente, sem necessariamente destacar-se.

5. De acordo com o ambiente

No quarto, ele deve ter área de superfície suficiente para a cama e mesinhas de cabeceira. Se o espaço for pequeno, o tapete do quarto pode cobrir apenas o terço inferior da cama, e não as mesas laterais. Em ambos os casos, deve haver pelo menos 30 centímetros de tapete ao redor de cada lado da cama para os pés pousarem.

Para a sala de jantar, escolha um tapete que combine com o formato da sua mesa de jantar. Selecione um que tenha cerca de 60 centímetros de material fora das bordas da mesa para que as cadeiras de jantar não deslizem quando puxadas.

Na sala de estar, o tapete deve cobrir a área de sofás e poltronas, garantindo uma borda maior de 20 a 30cm. Para estantes e racks ele deve estar rente ao móvel, e não abaixo dele.

Na cozinha, menos é mais. Um pequeno tapete ou passadeira na frente da pia deve ser suficiente. As passadeiras inclusive são uma ótima opção para ambientes com um espaço estreito no meio, como cozinhas americanas. Neste caso, vale centralizar a passadeira para garantir um equilíbrio estético.

Para entradas e corredores, um modelo longo e estreito, feito de um material durável e resistente é a escolha perfeita.

Agora que você conferiu nossas dicas, veja também nossa seleção de tapetes e passadeiras.