Como muitos outros alimentos, os grãos são perecíveis; no entanto, a vida útil deles geralmente é muito maior do que a da maioria dos alimentos, principalmente se forem bem armazenados.
O QUE USAR
Os métodos modernos de cultivo e armazenamento ajudam a reduzir as chances de insetos e fungos, mas no mundo todo uma grande quantidade de grãos ainda é perdida para eles. Por isso, é tão importante manter seus grãos em recipientes muito bem vedados. Os potes herméticos de vidro são uma opção eficiente, segura e higiênica. Os potes em acrílico também oferecem segurança e são fáceis de higienizar.
Nós selecionamos os melhores potes para você. Clique e confira!
ONDE GUARDAR
Para manter a qualidade de seus grãos, armazene-os em local fresco e seco. Leve em consideração que as flutuações de temperatura levam à condensação e ao crescimento de fungos, por isso evite guardar os grãos em áreas próximas a fogões e fornos.
Feijão, linhaça, lentilha, arroz, farinha de mandioca, trigo e centeio também ganham maior durabilidade de armazenados em local escuro, longe de luz direta. Os grãos integrais e as féculas duram menos tempo que o resto. Então compre-os sempre em menor quantidade, pra usar rápido e não estragar.
DICAS ESPERTAS
Sempre date os recipientes e use os itens mais antigos primeiro.
Não misture farinhas ou grãos velhos com novos.
Se houver uma infestação por carunchos, remova todo o conteúdo infestado, lave e seque bem o recipiente antes de usá-lo novamente.
Confira sempre as embalagens – elas devem estar lacradas, sem sinais de violação. Se for comprar a granel, prefira lojas com boa rotatividade e sem sinais de problema como traças e teias nos recipientes de armazenamento, que devem sempre estar limpos.

Você sabia?
Existe um antigo truque de vó para manter seus grãos longe dos carunchos – usar uma folha de louro dentro dos recipientes de mantimentos como arroz, feijão, trigo, além de outros grãos e cereais. A folha de louro funciona como um repelente natural e mantém os insetos longe dos alimentos. As folhas devem ser trocadas a cada 1 ou 2 meses.
Veja também:
5 DICAS PARA OTIMIZAR SEU TEMPO NA COZINHA